Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
fapesp_logoA FAPESP informa que em virtude do excesso de propostas deixadas para serem preenchidas ou submetidas nos últimos dias do período de submissão de Bolsa de Mestrado, tem ocorrido, em vários momentos do dia, lentidão excessiva no Sistema de Apoio a Gestão (SAGe). Em razão disso, excepcionalmente a FAPESP aceitará a conclusão da submissão de propostas com elaboração iniciadas no dia 18 de março até o domingo, dia 20.
As submissões de solicitações iniciais só poderão ser feitas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Só serão aceitas em papel as solicitações de reconsideração relativas a processos cujas solicitações iniciais também haviam sido feitas em papel.

As solicitações de Bolsas de Mestrado devem obedecer as normas dispostas no “Manual de Bolsa de Mestrado”.

No segundo semestre, as solicitações poderão ser feitas de 18 de julho a 26 de agosto.

A FAPESP orienta os interessados a não deixar para submeter as propostas de seu interesse nos últimos dias dos prazos. No segundo semestre de 2009, 38% das propostas foram submetidas no último dia. No segundo semestre de 2010, foram devolvidas, para correções, 439 (23,9 %) das 1.833 submissões recebidas pelo SAGe.

As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas. As principais causas de devolução foram: histórico escolar incompleto, ilegível, sem os critérios de aprovação, carimbo e assinatura ou sem o código de autenticidade; assinatura indevida na manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto; e falta de informação sobre o vínculo empregatício/credenciamento do orientador.

Deixar para fazer a submissão e anexação dos documentos nos últimos dias dificultará o esclarecimento de eventuais dúvidas, podendo acarretar no insucesso irrecuperável da submissão.

Mais informações sobre a submissão de Bolsas de Mestrado: www.fapesp.br/bolsas/ms.

Agência FAPESP