Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Educação a Distância e Educação do Campo. Nessas duas modalidades, o Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) lança os dois primeiros Processos Seletivos Especiais de 2011 (PSE 2011). Ao todo, são 599 vagas ofertadas, sendo 559 para a Educação a Distância, distribuídas em 10 municípios, e 40 para Educação do Campo, exclusivas para Marabá. Os editais já estão disponíveis no site do CEPS, respectivamente, por meio dos links PSE 2011-1 e PSE 2011-2.
Inscrições on line - Para ambos os Processos, as inscrições iniciam-se nesta quinta-feira, 3 de março, prosseguindo até o dia 24 de março, por meio do site do CEPS. As provas ocorrem no dia 3 de abril em cada um dos polos em que haverá oferta para Educação a Distância (Barcarena, Breves, Cametá, Capanema, Dom Elizeu, Juruti, Marabá, Parauapebas, Tailândia e Tucumã) e, em Marabá, para a Educação do Campo. O diretor em exercício do CEPS, professor Arquimimo Almeida, explica que somente os candidatos à Educação a Distância poderão escolher o local de prova, não, necessariamente, tendo este que coincidir com o município de oferta do curso pretendido.

Na modalidade a distância, os cursos ofertados são Bacharelado em Administração e as Licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática. “Os cursos ofertados na modalidade a distância facilitam a vida de quem tem muitas ocupações e, muitas vezes, não tem disponibilidade de tempo para atividades presenciais. A educação a distância também oferece maiores possibilidades para que mais pessoas possam ter acesso a cursos de graduação, principalmente aquelas que estão no interior do Estado, a longas distâncias da capital”, diz Arquimimo Almeida.

Taxa e isenção - A inscrição no processo de Educação a Distância custa R$ 50,00. O valor poderá ser pago por meio de boleto, em qualquer agência bancária, até o dia 25 de março. Candidatos que desejarem pleitear a isenção da taxa de inscrição no PSE 2011-1 poderão fazê-la entre os dias 3 e 10 de março. Para isso, têm de estar inscritos no CadÚnico do governo federal e informar, no ato da inscrição on line, o Número de Inscrição Social (NIS). As solicitações serão enviadas pelo CEPS ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que deverá analisar os dados e deferir, ou não, as isenções. O resultado dos deferimentos será divulgado no dia 18 de março. Os candidatos que tiverem pedido de isenção indeferido terão mais uma semana para realizarem o pagamento da taxa, caso desejem permanecer na disputa.

Já o curso de Educação do Campo não terá taxa de inscrição. “A concorrência ao Processo será gratuita, uma vez que o objetivo é estimular a atuação de educadores em uma área tão carente de profissionais, a qual precisa de tratamento específico”, afirma o diretor do CEPS. O curso foi criado em 2010, ano em que ofertou 40 vagas em Processo Seletivo Especial, e tem como objetivo formar profissionais que possam implementar um processo educacional diferenciado para a zona rural. Em vista disso, diferentemente do PSE 2011-1, o PSE 2011-2 tem como uma das etapas de seleção um período de entrevistas em que o candidato será avaliado com relação a suas intenções em, de fato, colaborar para a Educação no Campo.

Exame - O ponto comum de ambos os processos de seleção, além das datas, é a aplicação de uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, referentes a 8 disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura), mais uma prova de Redação. A exigência é que os candidatos tenham 25% de acertos na prova objetiva para terem as suas redações corrigidas. Já na Redação, a nota mínima para a classificação é  4, em ambos os processos.

Ainda em 2011, o CEPS também deverá ofertar vagas em caráter especial para o Processo de Mobilidade Interna e Mobilidade Externa, conhecidos como “Vestibulinho”, respectivamente, no primeiro e segundo semestres.

Os links para a inscrição on line aos Processos Seletivos Especiais estarão disponíveis no site do CEPS a partir desta quinta-feira, dia 3. Para mais informações e consulta aos editais, clique aqui ou aqui.

Assessoria de Comunicação da UFPA