Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UEPB, através do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realizará o I Ciclo de Debates em Comunicação e Jornalismo Contemporâneos. As discussões estarão focadas no tema central do evento: Cibercultura, Teorias e a Comunicação em Redes Digitais. As primeiras atividades do Ciclo ocorrerão no próximo dia 14 de março, no próprio Departamento, na Rua Pedro I, s/n - São José, em Campina Grande.
O Ciclo de Debates em Comunicação e Jornalismo Contemporâneos se propõe a discutir, periodicamente, a partir de mesas-redondas, palestras e conferências, os processos comunicacionais e as práticas jornalísticas da atualidade. As abordagens girarão em torno das mudanças tecnológicas no fazer midiático e jornalístico, dos processos de mediação e convergência cultural das novas estratégias de apropriações e redes sociais. Pensadores, pesquisadores e profissionais de referência no cenário nacional e internacional serão convidados para debater, com professores, estudantes e os demais segmentos da sociedade, as tendências e os desafios da comunicação e do jornalismo nos dias de hoje.

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento é liderado pelo professor Luiz Custódio da Silva, também oriundo do Departamento de Comunicação, e existe desde 2005. Além da participação de estudantes, conta com a colaboração de professores e pesquisadores, incluindo Cidoval Morais, Roberto Faustino e Fernando Firmino - todos docentes de Comunicação da UEPB e que estão na organização do evento.

Os professores Faustino e Firmino comentaram que a ideia principal é fazer dessa iniciativa um debate permanente, trazendo conferencistas de outros estados e ampliando a possibilidade de pesquisadores locais mostrarem seus estudos na área. Assuntos para futuros ciclos incluem jornalismo investigativo e telejornalismo.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e limitadas e deverão ser  efetuadas através da página oficial do evento http://jornalismo uepb debates.wordpress.com onde estão disponíveis também os perfis do conferencista, palestrantes e oficineiros, além de informações adicionais.

Conferência de abertura

A conferência de abertura, às 9h30, será ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), André Lemos, que abordará o tema Comunicação, Cibercultura e Teoria Ator-Rede. Lemos é o maior especialista brasileiro em Cibercultura, com 13 livros publicados nesse campo do conhecimento. Tem Doutorado em Sociologia pela Universidade René Descartes, Paris V, Sorbone; Pós-doutorado pela University of Alberta e McGill University (Canadá), foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e coordena o Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC/UFBA).

Às 11h30, ocorrerá o lançamento de três livros do conferencista: “Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea”, “O futuro da Internet”, “Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil”.