Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Departamento de História da Universidade Federal do Ceará realiza, entre os dias 17 e 19 de maio, o V Seminário da Graduação sobre História da América Latina. O credenciamento será iniciado às 8h do dia 17, no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades. Às 9h15, a programação será aberta com apresentação de música tradicional andina. A conferência de abertura, intitulada "América Latina 200 anos: roteiros a seguir", será proferida pelo Prof. Gilberto Maringoni, da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo.
Mesas-redondas sobre a temática ocorrem nos três dias do evento: Dia 17, "Nação, identidade e constestação"; dia 18, a partir das 9h15min, "Revolução e independência na América Latina"; na tarde do mesmo dia, "Gênero, imagem e memória".    

Para a conferência de encerramento, dia 19, às 9h, é aguardado o Prof. José Alves, da Unicamp. Ele falará sobre "A herança do pensamento bolivariano no bicentenário da América Latina".

À tarde, serão lançados a revista "Ameríndia" e os livros "Pelos caminhos de Nuestra América", de Rafael Limaverde, e "A noite anterior", de Rogério Machado. O seminário terminará com apresentação de tango pelos dançarinos Bel Miranda e Cleidson Diniz.

Fonte: Prof. Gerson Galo Ledezma, do Departamento de História da UFC