Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A FAPESP lança nova chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de fomento que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em temas avançados em ciência e tecnologia. Os cursos poderão ser em qualquer área do conhecimento e deverão ser realizados no Estado de São Paulo. O objetivo da ESPCA – opção inserida em Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica – é criar oportunidade para que cientistas de São Paulo organizem eventos que tragam ao Estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões, possibilitando a interação com estudantes e pesquisadores locais e debatendo temas avançados da ciência.
A expectativa da FAPESP é que esse tipo de evento contribua para a atração de talentos e para a visibilidade internacional da pesquisa no Estado de São Paulo.

Espera-se que dentre os convidados para apresentar minicursos ou palestras sejam incluídos pesquisadores de alta visibilidade mundial, evidenciada por recebimento de prêmios científicos de destaque, publicações de impacto reconhecido e liderança em organizações de destaque internacional.

Os candidatos devem ser estudantes, em cursos no Brasil ou no exterior, de pós-graduação, em final de curso de doutorado ou em final de curso de graduação, potenciais candidatos aos cursos de mestrado, doutorado ou estágios de pós-doutores em instituições de ensino superior e pesquisa no São Paulo. Também serão aceitos jovens doutores.

Cada escola deverá ter uma programação de palestras ou minicursos com professores do Estado de São Paulo e estrangeiros convidados. Os minicursos e palestras deverão promover discussões sobre temas de fronteira. Além de participarem dos minicursos os estudantes selecionados terão oportunidade de apresentar aos colegas, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas. Espera-se que cada ESPCA receba até 100 estudantes.

Serão priorizadas as propostas que apresentarem participação intensa de estudantes de outros países. As solicitações deverão ser submetidas por pesquisadores doutores semestralmente para análise, atendendo a chamadas de propostas.

Propostas para a segunda chamada da ESPCA (Chamada FAPESP 04/2010) serão aceitas até o dia 12 de julho de 2010. Na primeira chamada da modalidade foram selecionadas sete escolas.

A submissão de propostas deverá ser feita por formulários em papel conforme instruções em www.fapesp.br/espca.

Agência FAPESP