Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Pelo quarto ano consecutivo, a Bahia Robotics Team (BRT) - equipe do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB - vai disputar a copa do mundo de futebol de robôs: a RoboCup 2010. Organizada pela RoboCup Federation, a competição, que este ano acontece de 19 a 25 de junho, em Cingapura, é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial.
Formada por estudantes do curso de Sistemas de Informação da UNEB - do Campus I, em Salvador -, a equipe garantiu vaga no mundial em três modalidades: Liga de Simulação - Futebol de Robôs 2D, Liga de Simulação - Futebol de Robôs 3D e Competição Realidade Mista - Futebol de Robôs.

Para participar da competição, equipes do mundo inteiro precisam submeter-se a um processo de qualificação que consiste na submissão de artigos científicos, descrevendo os resultados mais relevantes de suas pesquisas, e de programas binários, que correspondem à parte prática dos trabalhos.

A principal conquista brasileira na RoboCup aconteceu em 2009, quando a equipe da UNEB alcançou o terceiro lugar na classificação geral da competição, na modalidade  Realidade Mista.

Os bons resultados obtidos pelo BRT resultaram na eleição de dois representantes da universidade para compor as comissões organizadora e técnica da modalidade Realidade Mista, durante a RoboCup 2010. Marco Simões e o estudante José Grimaldo vão estar representando o Acso.

Além do mundial, o BRT participa regularmente das edições nacionais e continentais da RoboCup: a RoboCup Brazil Open e a Latin American RoboCup Open.

Com apenas três anos de disputas, a equipe já conquistou seis troféus, sendo dois de campeão, um de vice e três de terceiro colocado.

Mais informações: www.uneb.br.