Entre os calouros estão 53 aprovados na cota racial, que reserva vagas para candidatos negros, e 137 aprovados na cota social, que destina vagas a alunos que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escola pública.
O total de vagas ofertadas foi 23% superior ao do ano passado, quando o número foi de 385. Todas as 90 novas vagas são noturnas. As aulas começam em 27 de julho.
As matrículas acontecem nos dias 20 e 21 de julho, na sede do Setor Litoral em Matinhos, conforme escala publicada na página 18 do Guia do Candidato. A não efetivação do registro acadêmico implica na perda do direito à vaga.
A primeira chamada complementar está prevista para o dia 24 de julho.
A partir deste ano, há quatro novas opções de curso de graduação na UFPR Litoral: Saúde Coletiva; Informática e Cidadania; Gestão Desportiva e do Lazer; e Linguagem e Comunicação. Os três primeiros são cursos de bacharelado. O quarto, de licenciatura.
Além dos novos cursos, outra mudança foi a transformação dos cursos profissionalizantes de Gestão de Turismo e de Gestão Imobiliária, que passam à condição de cursos de tecnologia, com nível de graduação.
Perfil dos aprovados
Dos 477 candidatos aprovados no vestibular da UFPR Litoral, 53,9% são mulheres e 46,1%, homens. A extrema maioria (78,7%) vive nas cidades da região.
Matinhos (40,5%) é o principal local de residência dos aprovados, seguido por Paranaguá (16,8%), Curitiba (14,3%), Pontal do Paraná (10,3%), Guaratuba (8,4%), Antonina (2,1%) e Morretes (0,6%).
Os calouros com mais de 23 anos representam 37,3% do total. Aproximadamente 71,3% dos aprovados possuem renda familiar mensal inferior a R$ 2,3 mil.
A maioria (55,4%) sempre estudou em escola pública. Apenas 15,7% estudaram sempre em escola privada. E 56% revelaram nunca ter feito curso pré-vestibular.
Questionados sobre a necessidade de trabalhar durante o curso, 31,5% dos candidatos disseram que irão exercer atividade profissional remunerada em tempo integral. Outros 26,2% irão trabalhar em período parcial.
A UFPR Litoral é resultado de uma parceria que envolve o governo federal, responsável pelo quadro de servidores docentes e técnico-administrativos e pelo projeto político-pedagógico; o governo estadual, responsável pela infraestrutura; e a prefeitura local, que oferece serviços de limpeza e segurança.
-----------------------------------
Alguns dados sobre o perfil dos 477 aprovados na UFPR Litoral
53,9% são mulheres
46,1% são homens
78,7% vivem nas cidades do litoral do Paraná
37,3% têm mais de 23 anos
71,3% possuem renda familiar mensal inferior a R$ 2,3 mil
55,4% sempre estudaram em escola pública
15,7% sempre estudaram em escola privada
56% nunca fizeram curso pré-vestibular.
31,5% irão trabalhar em tempo integral
26,2% irão trabalhar em período parcial
Relação de cursos / turno / vagas
Graduação:
Agroecologia (Tecnologia) / Diurno / 35
Artes (Licenciatura) / Diurno / 30
Ciências (Licenciatura) / Noturno / 30
Fisioterapia (Bacharelado) / Diurno / 30
Gestão Ambiental (Bacharelado) / Diurno / 30
Gestão de Turismo** (Tecnologia) / Noturno / 35
Gestão Desportiva e do Lazer* (Bacharelado) / Noturno / 30
Gestão e Empreendedorismo (Bacharelado) / Noturno / 30
Gestão Imobiliária** (Tecnologia) / Noturno / 35
Gestão Pública (Bacharelado) / Noturno / 30
Informática e Cidadania* (Bacharelado) / Noturno / 30
Linguagem e Comunicação* (Licenciatura) / Noturno / 30
Saúde Coletiva* (Bacharelado) / Noturno / 30
Serviço Social (Bacharelado) / Noturno / 30
Técnico:
Comunitário com Ensino Médio Integrado*** / Noturno / 40
Total de vagas:
475
(desse total, 74% são vagas noturnas)
* Cursos novos.
** Cursos que até 2008 eram oferecidos na modalidade profissionalizante, e agora são de tecnologia, com "status" de graduação.
*** Exige apenas o Ensino Fundamental completo.
Links relacionados
O resultado do vestibular 2009 da UFPR Litoral
Assessoria de Comunicação da UFPR



