Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A convite da Universidade de Lisboa, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Carmen Lúcia Matzenauer, ministrou curso de uma semana na capital portuguesa. O tema, que versou sobre aquisição da fonologia, desvios de linguagem e teoria lingüística – em especial a teoria fonológica – é assunto incipiente na Europa.
De acordo com a professora, essa abordagem tem sido destaque no Brasil e é estudada principalmente no Rio Grande do Sul. O tema, que envolve relações entre teorias lingüísticas e terapias de linguagem, é uma das áreas fortes do PPGL da Católica. “Os fonoaudiólogos têm alcançado muitos avanços nos desvios lingüísticos, a partir dessas abordagens. É uma linha nova em Portugal”, explicou. Para ela, o convite a uma professora de Pelotas reflete o trabalho feito no Programa de Pós-Graduação. “É o reconhecimento da qualidade da produção científica realizada aqui. Ser convidado para ministrar um curso no exterior é uma responsabilidade muito grande, e algo muito bom”, afirmou.
 
Pessoas de diversas regiões do país participaram do curso ministrado por Carmen. “Houve um interesse enorme, com muitos questionamentos e um bom retorno”, disse. Na oportunidade, a professora integrou a banca que avaliou uma tese sobre análise fonológica comparativa do português europeu e do português galego.
 
Terapia
Desvios fonológicos são encontrados em casos de crianças que têm geralmente entre quatro e sete anos, e ainda não conseguem produzir todos os sons de uma língua. A terapia vem para auxiliar as crianças a adquirir todas as estruturas silábicas.
 
Segundo a coordenadora, durante o curso foram discutidas novas teorias fonológicas e a caracterização do processo de aquisição das línguas. O estabelecimento de relações da teoria com os desvios também foi abordado. “Mostramos que a teoria fonológica pode oferecer um substrato fundamental para o diagnóstico de desvios de fala e encaminhamento de terapias mais eficazes. Levei propostas de diagnóstico e linhas terapêuticas com base na teoria fonológica”, ressaltou. Também foram apresentados estudos de caso a partir de dissertações elaboradas na Católica e outros estudos feitos no Rio Grande do Sul.