Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o grupo de 17 universidades e empresas brasileiras e europeias que desenvolverão nos próximos dois anos o projeto “Global ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos - Uma nova proposta de avanço para o futuro”. O projeto foi contemplado na linha temática de aplicações e serviços de TV híbridos de transmissão e de banda larga da 2ª Chamada Brasil-EU nº 13/2012 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) (http://www.cnpq.br/),
que integra o Programa de Cooperação Brasil-União Europeia em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7) (http://goo.gl/PV0P), programa que abrange diversas iniciativas de pesquisas da União Europeia voltadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento científico.

Iniciado em dezembro de 2013, o projeto tem como objetivo propor a interoperabilidade entre sistemas de TV interativos e híbridos disponíveis no Brasil e na Europa, visando à oferta de uma plataforma global de TV que propicie aos usuários novas funcionalidades e serviços multimídia, explorando as potencialidades dos modelos de radiodifusão e de Internet já existentes.

Nesta semana, entre os dias 14 e 16 de abril, membros da equipe da UFPA estarão em São Paulo para a 2ª reunião do Consórcio que será realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) e que contará com a presença de todas as lideranças envolvidas no projeto.

Ainda no primeiro semestre de 2014, a UFPA realizará o 1º Workshop do Global ITV para a disseminação das atividades do projeto, que deve contar com a participação de parceiros de universidades brasileiras, representante de emissoras de televisão locais, pesquisadores da UFPA de diferentes áreas do conhecimento e ainda de instituições europeias que acompanharão a programação remotamente via sistema de transmissão ao vivo. O encontro será realizado no dia 1º de maio, como pré-evento do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom Norte 2014 (http://intercomnorte2014.com.br/), que será realizado em Belém, entre os dias 1 e 3 de maio.

Workshop na UFPA - Ainda no primeiro semestre de 2014, a UFPA realizará o 1º Workshop do GLOBAL ITV para a disseminação das atividades do projeto, que deve contar com a participação de parceiros de universidades brasileiras, representante de emissoras de televisão locais, pesquisadores da UFPA de diferentes áreas do conhecimento e ainda de instituições europeias que acompanharão a programação remotamente via sistema de transmissão ao vivo. O encontro será realizado no dia 1º de maio, como pré-evento do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom Norte 2014 (http://intercomnorte2014.com.br/), que será realizado em Belém, entre os dias 1 e 3 de maio. Confira a programação (http://goo.gl/5YQ54r) do 1º Workshop do GLOBAL ITV.