Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal do Rio Grande - As hortaliças produzidas pelo Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente-CAIC da Universidade Federal do Rio Grande-FURG têm nova destinação no período de férias. Utilizadas durante o ano letivo para complementar as 500 refeições diárias servidas aos alunos da escola no horário do almoço, elas auxiliam na alimentação dos pacientes do Hospital Universitário desde o final do mês de novembro.

O diretor do CAIC André Lemes explica que a doação é uma forma de aproveitar as hortaliças, pois, com a proximidade do final do ano letivo, o número de alunos que almoçam na escola reduz, o que resulta em sobra de produção. Assim, parte da produção já foi repassada ao hospital na semana passada, com a preocupação de que as hortaliças que podem ser armazenadas sejam aproveitadas para o início do ano letivo de 2009. O ano letivo no CAIC termina no próximo dia 16. 
 
Na horta da escola são produzidas alface, repolho, brócolis, beterraba, couve, couve-flor e tempero-verde, entre outras hortaliças. Há dois anos a produção se tornou exclusivamente orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos. A horta existe desde a fundação do CAIC em 1994 e atualmente é desenvolvida pelo projeto “O Semeador”, com a participação de seis alunos das 3ª, 5ª, 6ª e 7ª séries. 
 
As hortaliças produzidas respondem por parte das necessidades da escola. A outra parte, com produtos como tomate, cebola e batata, é custeada pela Prefeitura Municipal.

Assessoria de Comunicação Social - FURG