Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
puc-campinas-logoA primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Campinas irá se formar no final deste ano e o estudante Raí Ramiro Meres Costa faz parte desse grupo pioneiro.“Estou tendo a oportunidade de participar do desenvolvimento do curso e considero isso muito importante”, disse o aluno.
Segundo a coordenadora do curso, a professora Tatiana Dantas, o grupo de formandos está se preparando para ingressar em um mercado de trabalho bastante promissor. “A área de jogos digitais está recebendo apoio e investimentos dos Ministérios da Educação, da Cultura e da Comunicação”, revelou a coordenadora.

Uma pesquisa realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado, e encomendada por grandes empresas mundiais de jogos, aponta para 35 milhões o número de usuários de jogos digitais no Brasil – o equivalente a 76% da população ativa na internet de 10 a 65 anos – que é de 46 milhões de pessoas. Esse resultado posiciona o Brasil como o quarto maior mercado do mundo nesse segmento, atrás apenas  dos Estados Unidos, Rússia e Alemanha.

O setor de jogos digitais, apesar de alavancado, é recente no país e ainda gera um entendimento distorcido. “Muitas pessoas confundem a profissão com o lazer. Para produzir um jogo de entretenimento para celular é preciso muito conhecimento técnico, que pode ser adquirido em Cursos Superiores de Tecnologia em Jogos Digitais. Esse é o profissional responsável por criar um mundo de fantasias dentro de uma máquina e isso não é simples”, contou a coordenadora.

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Campinas vai muito além das técnicas artísticas e dos atraentes recursos 3D. Ele oferece noções de empreendedorismo e administração, conceitos da física e da matemática, programações de software, entre outros. O Curso tem uma grade curricular bastante densa, distribuída em cinco semestres. “O tempo é curto para tantas atividades, por isso preciso de organização e disciplina. O Curso exige criatividade, empenho e estudos além da sala de aula”, disse Costa.

O profissional de jogos digitais é quem desenvolve e cria  jogos eletrônicos para diferentes mídias interativas: computador, videogame, celular ou internet. A área de atuação é bastante abrangente, pois os jogos podem ser produzidos com finalidade educativa, publicitária, empresarial e de entretenimento. “Muitas empresas utilizam os jogos digitais como objeto de instrução em treinamentos de funcionários. Algumas demandam o desenvolvimento de simuladores de máquinas específicas para que os funcionários possam ser treinados em equipamentos muito próximos à realidade das máquinas que irão utilizar no exercício da profissão”, disse a coordenadora.

É possível, também, que o profissional de jogos digitais atue em diferentes áreas, tais como: arte digital, desenvolvimento de jogos, programação de computadores, modelagem tridimensional, produção de desenhos animados, efeitos sonoros, entre outros.

Vestibular de Inverno 20013

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2013  da PUC-Campinas.   No total serão oferecidas 620 vagas para dois cursos de Bacharelado (Administração e Direito) e cinco Superiores de Tecnologia, de curta duração, (Construção de Edifícios, Gestão da Tecnologia da Informação, Hotelaria, Jogos Digitais e Redes de Computadores).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de junho, exclusivamente, no portal da PUC-Campinas (www.puc-campinas.edu.br).

Outras informações sobre o Vestibular de Inverno 2013 podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..