Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Alunos do ensino médio de 14 escolas de São Paulo e região participarão de atividades usando dados reais obtidos pelo LHC, o Grande Colisor de Hádrons, do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), durante um evento nos dias 15 e 16 de março. Durante a MasterClass, como é chamado o evento, os estudantes trabalham com mentores de física de partículas, para que aprendam sobre o Modelo Padrão e conheçam um pouco sobre o Cern, o laboratório europeu de altas energias.
“A ideia básica do programa é fazer com que os estudantes e professores do ensino médio trabalhem tanto quanto possível como verdadeiros cientistas”, afirmam os organizadores.

Durante um dos exercícios do evento, os alunos utilizam dados produzidos pelo LHC para analisar eventos específicos da física de partículas. Depois, os resultados são discutidos via videoconferência com participantes da MasterClass de outros países. Este ano, nesses dias, além de São Paulo, participarão as cidades de Varsóvia (Polônia), Belgrado (Sérvia) e Aachen (Alemanha).

Em São Paulo, a MasterClass é organizada pelo São Paulo Research and Analysis Center (Sprace), implementado em 2003 com apoio da FAPESP, e ocorrerá no Instituto de Física Teórica (IFT) e no Núcleo de Computação Científica (NCC), ambos no campus Barra Funda da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Nas atividades com os estudantes, serão analisados dados que simulam eventos obtidos pelo detector Compact Muon Solenoid (CMS) em 2011, contendo múons ou elétrons. Os múons são as partículas de mais fácil detecção no CMS, que integra o Cern. Apesar de detecção mais difícil, elétrons também permitem estudos semelhantes aos dos múons.

O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo, instalado na fronteira entre França e Suíça e reúne mais de 140 centros de computação científica em 35 países.

No evento mundial, 160 institutos de pesquisa de 37 países abrirão suas portas para mais de 10 mil estudantes de ensino médio.

Mais informações sobre a MasterClass em São Paulo: http://www.sprace.org.br/workshops/MasterClass-2013/

Sobre o evento internacional:http://www.physicsmasterclasses.org/

Agência FAPESP