Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou os vencedores do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina 2012. A cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de junho de 2013, na Sala São Paulo, na capital paulista. Após a análise das indicações feitas por instituições de ensino e pesquisa de todo o país, os nomes escolhidos pelas comissões julgadoras das três categorias da premiação foram:
    Ciência: Sérgio Rezende (professor da Universidade Federal de Pernambuco).
    Medicina: Marcos Moraes (presidente da Academia Nacional de Medicina).
    Cultura: João Carlos Martins (maestro).

Os vencedores são escolhidos por comissões julgadoras compostas por representantes das dez instituições parceiras do Prêmio FCW: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) , Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessel (FCW).

Promovido anualmente, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados.

Em Ciência, as premiações já foram concedidas a pesquisadores como Aziz Ab’Saber, Carlos Henrique de Brito Cruz, Carlos Nobre, Hisako Gondo Higashi, Isaias Raw, Leopoldo de Meis, Philip Fearnside e Sérgio Mascarenhas.

Em Medicina, já foram premiados Adib Jatene, Angelita Habr-Gama, César Gomes Victora, Miguel Srougi, Maria Inês Schmidt e Ricardo Renzo Brentani, entre outros.

A categoria Cultura já homenageou autores como Ariano Suassuna, Ferreira Gullar, Lya Luft, Nelson Pereira dos Santos, Paulo Vanzolini e Ruth Rocha.

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio do Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura.

Mais informações: www.fcw.org.br

Agência FAPESP