Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Programa Voltare da Unisc já conta com 3,4 mil cadastradosUniversidade de Santa Cruz do Sul - Descontos em cursos e serviços da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e em eventos culturais do município são alguns dos benefícios oferecidos pelo Programa Voltare, voltado a alunos egressos de cursos de graduação ou de pós-graduação da Unisc ou das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc). Para este ano, a coordenação da 24ª Oktoberfest autorizou o desconto de 50% do ingresso aos integrantes do Programa que apresentarem a carteirinha.
Conforme a responsável Maria Denise Jochims Holler, o objetivo do Programa Voltare é também manter um fluxo permanente de comunicação com esses egressos, dando continuidade ao elo que foi criado na passagem deles pela Instituição. “O programa permite ainda ficar sabendo o que ocorre na Universidade e continuar integrado a ela, usando a biblioteca, participando de eventos culturais, freqüentando um novo curso de graduação ou pós-graduação, entre outros benefícios e oportunidades oferecidas”, explica.

Até setembro deste ano, o total de cadastrados já era de 3.386. Além dos descontos oferecidos, foram enviadas, nesse período, 102 mensagens de e-mail aos diplomados, com o anúncio de 278 vagas de emprego em parceria com 48 empresas ou solicitantes. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do Programa em enviar estes e-mails de oportunidades, que me indicaram uma nova e ótima oportunidade de mudar de emprego”, elogia e egressa Janice Maria Gottems.

Para a administradora Eliana Gaspary e para a psicóloga Priscilla Teloeken, sócias-proprietárias da empresa parceira Capital Humano, o Programa Voltare demonstra a preocupação da Unisc com o desenvolvimento dos profissionais já graduados. “Para nós é muito bom poder contar com a parceria do Voltare, principalmente na divulgação das vagas oferecidas pelas nossas empresas clientes”, relatam. “Acreditamos que essa iniciativa da Unisc contribui, cada vez mais, com o desenvolvimento do mercado de trabalho da região”.

Segundo elas, o retorno tem sido positivo. “Os diplomados sentem credibilidade nas oportunidades oferecidas pelo Programa”, afirmam. “Pelo Voltare, a Capital Humano tem contato com profissionais qualificados e que vêm, inclusive, ocupando cargos de liderança nas empresas da região”.

Para se cadastrar no Voltare, basta preencher o formulário eletrônico no Portal do Diplomado, no endereço www.unisc.br/portaldodiplomado. Após a validação, será emitida uma carteirinha de identificação e com ela o egresso poderá acessar os benefícios oferecidos pelo Programa.

O Voltare é coordenado pela Assessoria de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Unisc, que se localiza no prédio da reitoria, sala 2533. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Diplomado, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (51) 3717-7309.

Benefícios – São diversos e variados os benefícios oferecidos aos cadastrados no Voltare. O principal é o desconto de 30% concedido aos egressos que pretendem cursar uma nova graduação e de 10% para a pós-graduação lato sensu. Também há um percentual de 50% na utilização de serviços da biblioteca e de 70% nos serviços dos laboratórios de informática.

O Programa também proporciona 10% de desconto na mensalidade de cursos técnicos de nível médio do Centro de Educação Profissional (Cepro). Além disso, oferece 20% de desconto no aluguel do auditório, do anfiteatro ou de salas da Unisc e 5% na realização de análises da Central Analítica da Instituição.

Na área cultural, os diplomados cadastrados no Voltare têm 50% de desconto nos eventos culturais promovidos pelo Setor Artístico-Cultural, na venda de ingressos que oferecem desconto para convênios, além de 50% no valor do ingresso para filmes exibidos nas segundas, terças e quintas-feiras no Cine Santa Cruz, no Shopping de Santa Cruz. A partir do segundo semestre de 2008 estão sendo oferecidos ainda 5% sobre o valor de qualquer curso freqüentado no Centro de Línguas e Culturas da Universidade.


Box

O egresso Cleber Lopes de Mello, formado em Química Industrial pela Unisc, atualmente trabalha em Luanda, capital de Angola. Lá ele é gestor e consultor de duas indústrias de tintas e vernizes, representando uma empresa de São Paulo que constrói indústrias de diversos segmentos em todo o mundo. Segundo ele, sua melhor lembrança da Unisc é o convívio com professores e colegas e a atmosfera de pessoas com otimismo e sede de conhecimento.

“Aprendi muito do que sei com meus mestres e lembro até do nervosismo que antecedia aquela semana de provas e entrega de trabalhos”, conta Cleber. Sobre o Voltare, ele considera “um excelente iniciativa, pois mantém o laço com a Universidade sempre estreito e permite rever os eternos companheiros”.

Assessoria de Imprensa
Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul