Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UFPA
A CAPES aprovou 21 das 22 propostas apresentadas pela UFPA no âmbito do Edital do Programa de Projetos do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) Novas Fronteiras 2009, destinado a apoiar o intercâmbio de grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação. No conjunto, as propostas aprovadas envolvem R$ 6,5 milhões para financiar a mobilidade de docentes e discentes, incluindo estágio pós-doutoral para os docentes, e despesas de custeio dos grupos de pesquisa.

A elaboração das propostas foi apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), que financiou reuniões dos grupos locais com grupos de outros estados, visando uma participação mais efetiva da UFPA no Edital.

Serão beneficiados pelo apoio os Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Artes, Biologia Ambiental (Bragança), Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Direito, Ecologia Aquática e Pesca, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Genética e Biologia Molecular, Matemática e Estatística, Neurociências e Biologia Celular, Química, Saúde Animal na Amazônia (Castanhal), Serviço Social e Teoria e Pesquisa do Comportamento.

A UFPA também figura como Instituição Associada em três outras propostas aprovadas pela CAPES. Nesse caso, os beneficiados são os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política, em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e em Psicologia.
 
Assessoria de Comunicação da UFPA