Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O químico da Petrobras Wilson Mantovani Grava, esteve na UEM, nesta quinta-feira (10), para conhecer de perto um projeto do Departamento de Engenharia Química (DEQ), que tem como foco remover substâncias que se agregam ao gás natural durante o processo de produção. A coordenadora do proejto, a professora do DEQ, Maria Angélica de Barros, informou que esta é uma linha de pesquisa importante da UEM, que começou em 2007.

“Estamos trabalhando para aprimorar o processo chamado de adsorção, que contribui para a remoção de contaminantes do gás natural, permitindo a produção de um produto de alta qualidade.” 

Grava disse que a Petrobras tem interesse na pesquisa e, por isso, veio à Universidade para incrementar o convênio entre as duas instituições. Segundo o químico, o gás natural extraído dos poços vem carregado de ácido sulfídrico e dióxido de carbono, entre outras substâncias. É preciso minimizar a quantidade destes contaminantes, em especial, para garantir segurança no transporte do produto até as instalações em terra. “Estamos muito interessados em novas tecnologias no processamento de gás natural, importante na matriz energética brasileira. Estamos nos aliando à UEM para desenvolver essas novas tecnologias, especialmente, agora, com a descoberta do pré-sal. Essa matriz é muito importante para o mercado industrial e veicular, e mais: é uma fonte energética limpa, que minimiza a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa”, lembra.

Durante a visita à UEM, o químico da Petrobras garantiu investimentos no projeto de pesquisa da Universidade. Segundo a professora, Maria Angélica, a empresa vai contribuir com a montagem de um laboratório, onde serão feitos os ensaios sobre a viabilidade do processo de adsorção proposto pela UEM. Os primeiros testes devem ser realizados em agosto de 2010.

UEM/ASC