Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaA Federal do Recôncavo oferece 2.355 vagas para ingresso em todas as opções de graduação (Update: link no longer active) oferecidas pela instituição. O Processo Seletivo da UFRB será através do ENEM. Veja como vai funcionar o processo: O Prosel da UFRB será através do SISU - Sistema de Seleção Unificada. No portal do SISU os candidatos vão conhecer as instituições, os cursos e as vagas que serão disponibilizadas para o ENEM/2009. O SISU está sendo adequado aos pormenores indicados pelas instituições participantes a fim de realizar a seleção dos estudantes.
Por exemplo:
 
Reserva de vagas para afro-descendentes, para oriundos de ensino básico em escolas públicas, para indígenas, para professores da rede básica; pesos diferenciados para cada área de conhecimento das provas do ENEM de acordo com os cursos; nota mínima para aprovação em diferentes provas em no resultado final; todos esses critérios são definidos pela instituição participante.
 
O MEC divulgou que os participantes do ENEM poderão participar de até três etapas no Sistema. Na 1ª, cada candidato fará opção por apenas um curso. Se a nota for suficiente para o ingresso ele será selecionado para a universidade escolhida. Após o resultado dessa lista, as vagas não preenchidas voltam para o Sistema e é feita uma 2ª e 3ª etapas de inscrições. Desse modo, quem não conseguiu entrar na 1ª etapa poderá concorrer nas subseqüentes. Se o aluno selecionado na 1ª etapa desistir da matrícula a vaga fica disponível novamente no Sistema. Se o aluno observou que sua nota não permitirá ingressar no curso escolhido em determinada instituição, poderá optar por outro curso ou por outra instituição. A Bahia teve um total de 444.401 inscritos no novo ENEM e a UFRB é a Universidade Federal no estado da Bahia, com mais vagas disponíveis e opções de cursos para aqueles que passarem no ENEM. Se você pretende estudar na Federal do Recôncavo responda a nossa pesquisa sobre o perfil de nossos futuros discentes. Acesse o link www.ufrb.edu.br/ prosel/pesquisa (Update: link no longer active) e nos ajude a conhecê-lo melhor. Você receberá todas as informações online sobre o Prosel 2010 e sobre o curso que pretende cursar. Não deixe de participar, queremos saber mais sobre você.
 
Assessoria de Comunicação da UFRB