Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
dentistaEm um cenário de inovação tecnológica, mesmo com a retração do mercado por conta da crise econômica, Petrópolis (RJ) ganha um incremento nas áreas de saúde e educação, com os investimentos da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) na ampliação da oferta de cursos e serviços. A recente aprovação do MEC, com conceito máximo, nota 5, para a abertura do curso de graduação em Odontologia, agrega valor ao título de cidade universitária.
Com vestibular agendado para 6 de dezembro, o curso tem previsão de início no primeiro semestre de 2016.

“Ao longo de quase 50 anos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis atrai jovens de todo o Brasil, que vêm buscar educação médica de tradição e qualidade, beneficiando a economia local com recursos novos aqui aplicados. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em processo de expansão e inspirada nesses ideais, destaca-se como instituição de excelência na oferta de formação e produção de conhecimento. A abertura do curso de Odontologia vem confirmar essa tendência", destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

Segundo ela, o lançamento do curso de Odontologia trará benefícios para a população de Petrópolis, permitindo acesso gratuito a tratamentos de forma integral. O paciente passa por uma equipe multiprofissional, para que os cuidados à saúde sejam realizados de forma unificada. Essa metodologia de atendimento garante melhor assistência e qualidade de vida à comunidade, além de oferecer um espaço de constante desenvolvimento científico e econômico na região.

Para atender a essa demanda está sendo construído um prédio de quatro andares, no terreno onde funciona o Ambulatório-Escola da FMP/Fase, no bairro Cascatinha. Somente em 2014, a unidade realizou 75.033 intervenções, sendo 44.537 atividades de Atenção Básica, 19.733 de Atenção Complementar e 10.763 exames. Com as 52 novas salas de atendimento odontológico haverá um aumento significativo desses serviços.

“As clínicas odontológicas de ensino da FMP/Fase irão funcionar com consultas integradas às demais áreas da saúde, já que todas as especialidades médicas oferecidas no local vão atuar juntas no atendimento aos pacientes. O projeto do prédio e das clínicas é inovador, funcional e atende plenamente às demandas de acessibilidade”, frisa Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia.
 
Os novos profissionais que serão formados também terão um importante papel junto à Atenção Básica, atuando em unidades de saúde da família e em escolas com atividades de saúde bucal e prevenção. Os investimentos foram realizados para suprir uma carência do município, na área odontológica, seja na formação de profissionais qualificados ou na ampliação dos serviços prestados.