Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
nuvoleEstão abertas, até 7 de fevereiro, as inscrições para o curso sobre Microfísica de Nuvens, que será realizado entre os dias 19 e 28, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O curso integra o ciclo de cursos avançados dos processos físicos do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (Besm, na sigla em inglês) e tem como objetivo proporcionar bases teóricas e algoritmos das parametrizações dos processos físicos dos modelos de sistema.
Dividido em dois níveis (básico e avançado), o curso terá aulas ministradas por pesquisadores do Brasil e do exterior, entre eles, Paulo Nobre, do Inpe, e Hugh Morrison, do National Center for Atmospheric Research (NCAR).

Com aulas teóricas em português, o nível básico inclui tópicos relacionados à “Teoria e Observação” e “Fundamentos de parametrizações”. O nível avançado terá aulas teóricas e práticas ministradas em inglês baseadas no tema “Microphysics parameterizations in models”.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line e os interessados podem optar somente pelas aulas teóricas ou pelas teóricas e práticas. Para esta última, são oferecidas 30 vagas e é necessário que o candidato tenha conhecimento de Unix e/ou Linux e de algum pacote gráfico, como NCL, GrADs ou outro.

As aulas ocorrerão no CPTEC, que está localizado da Rodovia Dutra, Km 39, em Cachoeira Paulista (SP).

Mais informações: http://cursos.cptec.inpe.br/microfisica-nuvens

Agência FAPESP