Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UFSCO Ministério da Educação, em parceria com 15 universidades federais, entre elas a UFSC, oferece 3.210 vagas em curso de especialização em educação infantil. A formação é gratuita e as vagas são destinadas a profissionais de escolas (professores, coordenadores, diretores de creches) e de pré-escolas das redes pública e privada (filantrópica, comunitária ou confessional) que mantenham convênio com o poder público.
As inscrições devem ser feitas até 30 de janeiro de 2010, na Plataforma Freire. Após essa data, as secretarias de educação têm prazo até 28 de fevereiro para validar os cadastros. Se houver mais inscrições do que vagas, cabe às instituições de ensino superior fazerem a seleção dos candidatos. 

As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre do próximo ano. De acordo com Simone Medeiros, da coordenação de formação de professores da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o curso é presencial, tem 360 horas e duração de 18 meses. Será ministrado em 59 municípios, três em Santa Catarina (Florianópolis, Chapecó e Joinville). 

A responsabilidade pela execução do curso em Santa Catarina é do Núcleo de Educação Infantil (NDI), ligado ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. A oferta da capacitação integra a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, que o Ministério da Educação desenvolve em parceria com estados, Distrito Federal e municípios. 

Para concorrer, o candidato deve atender a uma série de requisitos: ter (preferencialmente) graduação em pedagogia; trabalhar há pelo menos dois anos na educação infantil; ter disponibilidade para fazer a formação em serviço; se não for da carreira do magistério público, assumir compromisso de trabalhar na educação infantil por no mínimo 18 meses após a conclusão do curso; dispor de, no mínimo, dez horas semanais para estudos complementares. 

Ao fazer a inscrição, o professor, diretor, coordenador ou membro das equipes de educação infantil dos municípios deve buscar a vaga na sede ou no campus da universidade mais próxima da cidade onde reside ou trabalha. As vagas para especialização em educação infantil atendem parte dos pedidos de cursos de formação solicitada por municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008. 

Fonte: MEC, com complementação do CED/UFSC