Conferências e Simpósios

O chefe de laboratório do Departamento de Entomologia da Universidade do Estado de Ohio, Peter Piermarini, ministrará a palestra "Mosquito molecular physiology in a time of Zika", no dia 26 de janeiro, às 14h, no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP). O evento integra o projeto The effects of dengue infection on the molecular physiology of mosquito kidneys, coordenado por Margareth Capurro, do ICB-USP, e financiado no âmbito da chamada FAPESP- Ohio 2015. O evento, que será realizado no prédio do ICB II, é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O Workshop de Finanças Internacionais será realizado no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2017, das 10 às 17 horas. O evento é gratuito e abordará: O funcionamento dos mercados cambiais à vista e futuro; A apresentação de instrumentos para hedging cambial; As decisões de investimento e financiamento nos mercados de ativos internacionais. O workshop é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação com interesses em pesquisas na área de finanças internacionais, gestores de investimentos e financiamento internacionais, investidores no mercado de ativos internacionais, executivos, consultores e administradores financeiros de empresas.

A primeira edição do Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII) será realizada de 4 a 6 de setembro de 2017 na Cidade Universitária, em São Paulo. No evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com o tema “As Luzes e o Brasil”, será feito um balanço dos estudos de pesquisadores brasileiros sobre o século XVIII, na filosofia, na história, na literatura, na história das ciências, das artes e da educação, bem como em outras áreas das humanidades. A ABES XVIII foi constituída em 2014 e formalmente registrada em 2016, a partir do convite e do apoio do Comitê Executivo da Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle.

Estão abertas as inscrições para a 7th Latin American Conference on Metastable and Nanostructured Materials (Nanomat 2017 - 7ª Conferência Latino-americana sobre Materiais Metaestáveis e Nanoestruturados). O evento é trienal e apresenta um panorama geral dos aspectos fundamentais de processamento e aplicações na área. "As discussões sobre Materiais Metaestáveis e Nanoestruturados são bastante frequentes em simpósios e conferências nacionais e internacionais na área de Materiais. Trata-se de uma área que cresceu muito nos últimos anos devido ao grande interesse de pesquisadores e da indústria", destaca Piter Gargarella, docente do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que organiza o evento com o professor Ricardo Floriano, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A segunda edição do Workshop em Doenças Infecciosas e Parasitárias será realizada por alunos do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017. O evento terá palestras sobre as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo programa e visitas aos laboratórios. O workshop é voltado a alunos dos últimos anos dos cursos de graduação das áreas de biológicas e da saúde e recém-formados. O curso ocorrerá em período integral no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 470.

Brainn logoO 4th BRAINN Congress será realizado de 27 a 29 de março de 2017 na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas. O evento reunirá pesquisadores e estudantes (de graduação e pós-graduação) que trabalham em neurociência, neurotecnologia e áreas relacionadas. Luis Concha Loyola (Universidad Nacional Autónoma de México), Nathalia Peixoto (George Mason University, Estados Unidos), Paul Verschure (Universitat Pompeu Fabra, Espanha) e Richard Frayne (University of Calgary, Canadá) são alguns dos palestrantes confirmados.

As revistas científicas têm passado por profundas mudanças em todo o mundo nos últimos anos com o intuito de aumentar a agilidade no processo de publicação – considerado ainda muito lento – e promover o acesso aberto, que ainda não avançou na velocidade desejada, entre outros objetivos, aponta Glenn Hampson, diretor executivo do National Science Communication Institute e do programa Open Scholarship Initiative, dos Estados Unidos. Algumas das mudanças que têm ocorrido envolverão alterar o sistema atual a fim de utilizar ferramentas e abordagens de publicação mais modernas e irão requerer um esforço generalizado e coordenado dos editores, autores e de toda a comunidade científica, avaliou o especialista durante conferência a distância na VI Reunião Anual da Scientific Electronic Library On Line (SciELO) – financiada pela FAPESP –, realizada no dia 14 de dezembro, no auditório da Fundação.

San PaoloA mobilidade urbana tornou-se um tema urgente e polêmico, que centralizou debates recentes na cidade de São Paulo. Com uma frota veicular que ultrapassou a marca de 8 milhões em 2015, a capital paulistana encontra-se próxima do limite de um modelo de mobilidade centrado no transporte sobre pneus. O tema foi tratado em apresentação feita por Maria Cristina da Silva Leme, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) durante o 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, realizado em 29 e 30 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unisul– PPGCS, recebe inscrições até o dia 16 de dezembro para o workshop ‘Desenvolvimento de Habilidades em Comunicação Científica de Pesquisadores’, com recursos do Fundo Newton/Reino Unido e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. Com duração de três dias, totalizando 24 horas, o curso será realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2017 na Unidade Pedra Branca, Campus Grande Florianópolis. Público alvo: doutorandos, pós-doutorandos e professores de todas as áreas de conhecimento, com até 10 anos de doutoramento.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizará em 9 de dezembro o “Simpósio Internacional de Bioeconomia”. O evento tem como objetivo debater experiências internacionais bem-sucedidas em bioeconomia e estabelecer parcerias com outros países, a fim de dinamizar o setor no Brasil. O encontro está organizado em quatro painéis. Do primeiro participarão Luuk A.M. van der Wielen, director do BE-BASIC, da Holanda, e Christophe Luguel, que integra o board do Bio-Based Industries (BBI) e é dirigente do International Affairs Association Industries & Agro-Ressources( IAR), da França, num debate mediado por Marie-Anne Van Sluys, do Instituto de Biociências da USP e membro da coordenação adjunta de Ciências da Vida da FAPESP e da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

Vacinas O Segundo Workshop sobre Vacinas e Sistemas Biológicos será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2016 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O primeiro dia terá palestras com pesquisadores como Osvaldo Sant’Anna e Viviane Botosso, do Instituto Butantan, Marcia Fantini e Cristiano Luis Pinto de Oliveira, do IFUSP. Martin Rasmussen e Heloísa Bordallo falarão sobre resultados de pesquisas feitas no Instituto Niels Bohr, na Dinamarca.