Conferências e Simpósios

A Univates realiza um evento pioneiro no mês de março. A Instituição debaterá, nos dias 13, 14 e 15, temas globais com palestrantes renomados do Brasil e do exterior. A atividade faz parte da International Week, que tem como objetivo proporcionar a integração da comunidade acadêmica em torno da discussão e reflexão global sobre temáticas comuns em contextos distintos. Com a participação de representantes de instituições de ensino superior estrangeiras parceiras da Univates, os temas debatidos estão inseridos em uma atmosfera internacional que facilita o diálogo e a troca de experiências, de saberes e de culturas.

imt logoO Instituto Mauá de Tecnologia e o Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias - CEPEFER realizam em 21 de fevereiro, terça-feira, no Campus de São Paulo, às 19h, o workshop “Formação Profissional em Sintonia com o Desenvolvimento Futuro dos Transportes Metroferroviários”. O Evento é destinado a engenheiros e interessados que estão em busca de mais informações sobre a formação complementar, em nível de Pós-Graduação, em Engenharia Metroferroviária.

Alerta às necessidades de conscientização sobre a resistência antimicrobiana (RAM), a PUCPR, em cooperação com a Missão Diplomática Britânica e sua Rede de Ciência e Inovação, promoverá, em 15 e 16 de fevereiro, uma mesa-redonda com 40 especialistas e pesquisadores do setor público, da indústria e da academia do Reino Unido e do Brasil. No encontro, os profissionais irão analisar o tema com base no conceito de “Saúde Única” (One Health), que inclui três óticas diferentes – saúde humana, dos animais e meio ambiente, além de discutir estratégias para combater a resistência nos dois países.

O Prof. Dr. Paulo Kaminski, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP, foi convidado a fazer parte do time de colaboradores internacionais do Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie (CIRST), de Quebec, Canadá. O CIRST é um importante grupo interdisciplinar de pesquisadores daquele país, que promove o avanço do conhecimento em diferentes áreas da ciência e da tecnologia e sua aplicação na resolução de problemáticas sociais.

A Munich Aerospace Summer Summit on Green Aerospace será realizada de 26 a 28 de junho de 2017 no Ludwig Bölkow Campus em Taufkirchen, próximo a Munique, na Alemanha. O evento reunirá pesquisadores e especialistas de institutos de pesquisa e de empresas para discutir perspectivas sobre temas relacionados à “Green Aerospace”. Segundo os organizadores, há diversos desafios tecnológicos para os setores aeronáutico e espacial que resultam do aumento da consciência ecológica. Diminuição no uso de gases que causam efeito estufa, redução dos níveis de ruído e substituição de combustíveis convencionais são alguns desses desafios para a “Green Aerospace”.

O professor José Roberto de Barros Filho irá participar do Workshop Excelência em Operações de Serviço e Liderança no Walt Disney World Resort, em Orlando na Florida. O Workshop acontecerá entre os dias 1 e 6/5/2017 e é promovido pelo Instituto FOCO. O Workshop tem como objetivo apresentar (teoria e prática) o modelo Disney de Excelência, revelando os segredos do sucesso da maior e melhor empresa de entretenimento do mundo. O Workshop será ministrado por dois professores brasileiros, especialistas no Modelo Disney, e pelo Disney Institute, braço educacional do conglomerado. 

A UNIVERITAS promove uma palestra sobre um dos assuntos mais discutidos atualmente: a crise carcerária no país. O debate será no auditório Tucker, que se localiza no térreo da universidade, no dia 17 de fevereiro, às 18h30. Reunindo especialistas da área, a atividade é gratuita e aberta ao público. À convite da UNIVERITAS, os especialistas abordam os principais aspectos que levaram ao caos no sistema penitenciário. Edvandro Machado Cavalcante é Secretário executivo de ação social da Igreja Metodista 1ª Região, além de ter composto a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.

O Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizará, de 21 de março a 12 de abril de 2017, o workshop “Topological States of Matter”. A conferência internacional é voltada para pesquisadores sêniores e em início de carreira. No evento de quatro semanas serão abordados os principais temas relacionados a pesquisas sobre fases da matéria com ordem topológica, suas assinaturas experimentais e possíveis aplicações para a computação quântica topológica.

A conferência “O Museu das Coisas Intermediárias” será proferida por Roger Buergel, diretor do Museu Johann Jacobs (Suíça), no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo, no dia 9 de fevereiro de 2017, às 14h30. Segundo o IEA, Buergel falará sobre “a condição do ‘estar entre’, necessária para se livrar da maioria das categorias museológicas que governam nossa percepção de objetos e das distinções fundamentais, mas basicamente insustentáveis, como a da arte com a não arte”.

O Japan-Brazil Malaria Workshop 2017 será realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo, de 15 a 17 de março de 2017. O evento é coordenado por pesquisadores da Universidade de Nagasaki e da USP e está organizado em três temas principais: “Malaria Epidemiology and Population Genetics”, “Parasite Biology, Drugs and Vaccine Development” e “Vector Biology and Control”. Segundo o coordenador Marcelo Urbano Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas, o objetivo é estimular a colaboração entre pesquisadores e alunos do Brasil e do Japão na área da malária, combinando conhecimentos e experiências distintas.

O chefe de laboratório do Departamento de Entomologia da Universidade do Estado de Ohio, Peter Piermarini, ministrará a palestra "Mosquito molecular physiology in a time of Zika", no dia 26 de janeiro, às 14h, no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP). O evento integra o projeto The effects of dengue infection on the molecular physiology of mosquito kidneys, coordenado por Margareth Capurro, do ICB-USP, e financiado no âmbito da chamada FAPESP- Ohio 2015. O evento, que será realizado no prédio do ICB II, é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.