Conferências e Simpósios

Nos dias 04 e 05 de outubro de 2017 a Unisul Unidade Pedra Branca sediará o XII Seminário de Pesquisa e o XII Jornada Unisul de Iniciação Científica-JUNIC, respectivamente. Estas duas atividades têm como objetivo dar visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa, aos programas de iniciação científica e aos programas de stricto sensu da Unisul.

A PUCRS recebe, a partir da próxima segunda-feira, 2 de outubro, o 8º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. Organizado pelo Instituto do Meio Ambiente da Universidade, o evento, inédito em Porto Alegre, tem como tema Enfrentando os Impactos Humanos: os Desafios para a Sociedade e para a Ciência e vai até 7 de outubro.

A UNISUAM realizará amanhã (27), às 18h30, mais um Café com Ciência, desta vez, na unidade Bangu, com profissionais da área de nutrição. O objetivo é promover debate com os alunos e atualizá-los sobre as práticas de mercado. Nesta edição estará presente a professora Claudia Machado, que abordará o tema “Carreira do Nutricionista: as diferentes possibilidades”. A entrada é gratuita. Mais informações: 3882-9797.
O Centro Universitário UniCarioca realizará o 1º Pitch Day, neste sábado, 23/09, no campus Rio Comprido, para reunir representantes de startups e alunos da área de programação tecnológica. O objetivo é promover uma integração com jovens talentos, criando oportunidade para alunos e ex-alunos dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Design, Engenharia de Computação e Redes de Computadores.

A UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas, em parceria com a escola de idiomas CNA, realiza o I Encontro CNA de Educação voltado para diretores, coordenadores e mantenedores de escolas públicas e privadas do Brasil. O evento acontece no dia 22 de setembro, das 14h às 17h, no Teatro Univeritas.

lhc cernNesta segunda-feira (18), a Uniso receberá o professor Marcelo Gameiro Munhoz, da Universidade de São Paulo (USP), para uma palestra e bate-papo com alunos sobre as atividades brasileiras no LHC, o Grande Colisor de Hádrons, que desde 2008 é o maior acelerador de partículas em operação em todo o mundo.

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) promoverá, no dia 23 de setembro de 2017, às 15 horas, a palestra "Aranhas e escorpiões são realmente perigosos?". O evento faz parte da programação da Tarde Científica e será ministrado pelo professor Rodrigo Willemart, da Escola de Ciências, Artes e Humanidades da USP.

AmazôniaO recente decreto presidencial que extinguia a reserva na região amazônica é um dos assuntos polêmicos que serão debatidos no seminário Amazônia Brasileira – Problemas e Soluções, que ocorre nos dias 18 e 19 de setembro. Promovido pela Escola de Direito da PUCRS e o Exército do Brasil, o evento é gratuito e aberto público e vai reunir autoridades com expertises reconhecidas nacionalmente e internacionalmente.

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp realizará palestra sobre a universidade alemã Technische Universität Bergakademie Freiberg, no dia 18 de setembro de 2017, a partir das 13h30. Jörg Matschullat, professor catedrático e diretor do Centro Ecológico Interdisciplinar da TU Bergakademie Freiberg, fornecerá orientações e informações sobre oportunidades de intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação.

Acontece de 13 a 15 de setembro o IV Seminário de Estudos de Literatura (SELit), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento no Campus São Carlos da UFSCar terá como tema central "Literatura e marginalidades", visando discutir, mais do que as distintas marginalidades nos estudos literários, a Literatura em seu caráter marginal, por ser transgressora, não subserviente e engajada.

De 11 a 15 de setembro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o segundo módulo do seminário internacional As Razões do Agir: universidade e sociedade na crise da globalização. O objetivo deste seminário, realizado em três módulos, é ampliar a contribuição da Universidade na discussão e busca de propostas para os temas mais sensíveis da agenda pública nacional e internacional.