Nos dias 16 a 18 de maio, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR) promove no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná na Praça Santos Andrade o evento “Dizer o Indizível nos Museus: violências contra indígenas”, integrante da programação nacional da XV Semana de Museus, fomentada pelo IBRAM/MINC (Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura).
Na terça-feira (16), o evento começa às 9h com uma Mesa de Abertura que tem a participação dos palestrantes Carlos Frederico Marés (Professor de Pós-Graduação e Graduação em Direito pela PUC, Vice-Presidente da Comissão da Verdade da OAB/PR, Ex Presidente da FUNAI, e ex-Procurador do Estado do Paraná), Manuel Caleiro (pesquisador da PUC-PR) e do mestrando Rafael Pacheco (pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR).

Na quarta-feira (17), das 14h às 18h, acontece a mesa redonda – “Lutas Indígenas”, com indígenas que relatarão suas experiências: Claudemir da Silva e Dival da Silva (representantes da etnia Xetá), Ilda Wankyly Kuitá (representante da etnia Kaingang) e Rivelino Gabriel de Castro (representante da etnia Guarani). No último dia, quinta-feira (19), às 14h o evento se encerra com a sessão CineMAE especial, na qual haverá a apresentação do documentário “Um depoimento Terena – As lutas de vida e morte no Mato Grosso do Sul – Depoimento do cacique Lindomar Terena”, com 25 minutos de duração e logo em seguida, com a palestra de Marcelo Zelic (Colaborador da Comissão da Verdade/Grupo Tortura Nunca Mais de SP e da Comissão Justiça e Paz), prevista para terminar às 18h.

Todas as atividades acontecem na Sala 200 do Setor de Ciências Jurídicas no prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. A entrada do evento é gratuita e aberta não somente a alunos e professores mas a todos os interessados.

Violências Contra Indígenas: XV Semana de Museus – Dizer o Indizível
Data: 16 a 18 de Maio
Local: Prédio Histórico da UFPR – Sala 200 (Direito)
Endereço: Praça Santos Andrade – Curitiba /Paraná

Confira a programação e confirme sua participação na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/422275761473927/)

Informações para IMPRENSA:
Quem entrevistar:
- Tamara Evangelista, Museóloga do MAE-UFPR. Marcar entrevista pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligarno número 41 3313-2042 , de Segunda à Sexta das 13h30 às 19h30
- Profª Drª Edilene Coffaci de Lima - Professora do Curso de Antropologia da UFPR - Marcar entrevista pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 99118-8787
- Drª Márcia Cristina Rosatto - Diretora do MAE - Marcar entrevista com a Secretaria do MAE, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. pelos telefones (41) 3313-2042 / (41) 3313-2045, de Segunda à Sexta das 9h às 17h.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn