O seminário Euclid and the Origin of the Accelerating Universe será realizado no dia 21 de março de 2017, a partir das 14h, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O palestrante será Yannick Mellier, líder do Euclid Consortium e pesquisador do Institut d'Astrophysique de Paris e do EA/IRFU/Service d'Astrophysique. O Euclid é uma missão espacial de prospecção óptica e no infravermelho próximo.
A cargo da Agência Espacial Europeia (ESA), foi projetado para investigar a natureza da matéria escura, da energia escura e da gravidade, por meio da observação de suas assinaturas sobre a geometria do Universo e sobre a formação de grandes estruturas em escalas de tempo cosmológicas. A missão está programada para lançamento no segundo semestre de 2020.

No seminário, Mellier apresentará uma visão geral da missão, cobrindo alvos científicos (cosmologia e física fundamental), desafios técnicos (segmentos de solo, plataforma e instrumentos) e questões complexas envolvidas com o desenvolvimento do ambicioso projeto.

O seminário ocorrerá no auditório do prédio principal do IAG.

Mais informações: www.iag.usp.br/evento/euclid-and-origin-accelerating-universe

Agência FAPESP
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn