Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A primeira edição do Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII) será realizada de 4 a 6 de setembro de 2017 na Cidade Universitária, em São Paulo. No evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com o tema “As Luzes e o Brasil”, será feito um balanço dos estudos de pesquisadores brasileiros sobre o século XVIII, na filosofia, na história, na literatura, na história das ciências, das artes e da educação, bem como em outras áreas das humanidades. A ABES XVIII foi constituída em 2014 e formalmente registrada em 2016, a partir do convite e do apoio do Comitê Executivo da Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle.
A associação tem como objetivo reunir pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento interessados no pensamento, na cultura e na história do século XVIII europeu, latino-americano e brasileiro.

Em suas atividades, a ABES XVIII tem como pressupostos a criação de um espaço multidisciplinar de investigação sobre o século das Luzes, a fim de contribuir para a ampliação das atuais pesquisas e para a formação de novos pesquisadores. A associação conta com uma centena de membros, docentes e pós-graduandos de todas as regiões do país.

A primeira chamada para inscrição de trabalhos tem como prazo 15 de fevereiro de 2017.

Entre os professores convidados do evento estão Lise Andries (Université Paris 4), Marc-André Bernier (Université du Quebec à Trois Rivières), Clorinda Donato (California State University) e Alberto Postigliola (Università di Napoli Orientale).

Mais informações: http://abes18.wixsite.com/inicio e https://pt-br.facebook.com/estudos18/.

Agência FAPESP