Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Japão O Governo do Japão oferece, anualmente, diversas bolsas de estudo aos estudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Em Belém, o Consulado do Japão recebe inscrições para concurso de bolsas de estudo no Japão para as modalidades de pesquisador, graduação, escola técnica, curso profissionalizante e educação escolar, conforme os requisitos básicos: ser brasileiro e fluência na língua inglesa ou japonesa.
Com o objetivo de orientar estudantes da UFPA interessados em oportunidades de intercâmbio no Japão, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) promove, no dia 15 de abril, às 15h, no Auditório do Ceamazon, uma palestra com uma representante do Consuldado do Japão, que vai falar sobre as bolsas de estudos para alunos de graduação e pós-graduação neste país.

Exigências - Para pleitear vaga de pesquisador e educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para as demais modalidades, a idade é de 22 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído o ensino médio.

A bolsa para pesquisador abrange os estudos nos cursos de pós-graduação, em todas as áreas e cursos oferecidos pelas universidades japonesas. O período de estudo para modalidade de graduação é de cinco anos e são oferecidos cursos nas áreas de ciências humanas e sociais, biológicas e exatas. A modalidade Escola técnica destina-se à escola de nível técnico com duração de quatro anos. Já o período para curso profissionalizante é de três anos no Japão. A seleção é feita por meio da análise de documentos, prova escrita e entrevista. Os benefícios da bolsa são: ajuda de custo, passagem aérea de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares e hospitalares.

Estas bolsas de estudo oferecem aos estudantes a oportunidade de acesso à pós-graduação, graduação, escola técnica, curso profissionalizante e educação escolar em instituições japonesas. Desde 1993, 165 estudantes dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá viajaram para o Japão e, após a conclusão dos respectivos cursos retornaram ao Brasil, colaborando para o desenvolvimento econômico e social em seus estados de origem.

Estas bolsas de estudo serão apresentadas no próximo dia 15 de abril, às 15h, no auditório do Ceamazon da UFPA, que fica próximo à saída do 4º portão dessa instituição, quando os interessados poderão tirar todas as dúvidas que ocorrer. A entrada é franca.

Serviço:
Apresentação sobre as bolsas de estudo do Governo do Japão
Data: 15 de abril de 2015 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: auditório do Ceamazon da UFPA
Rua Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Belém - PA, 66075-110
Participação: gratuita
Mais informações, clique aqui (http://goo.gl/NDvz1L).