Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O seminário internacional “A profissão acadêmica e os desafios da inovação: a experiência internacional nas áreas de engenharia, tecnologias, matemática e ciências” será realizado de 22 a 24 de abril no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A organização é do Fórum Pensamento Estratégico, do Laboratório de Estudos sobre Ensino Superior e do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, e do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo.
O seminário dá continuidade aos trabalhos da rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession, criada em 2005 e que reúne pesquisadores de 18 países.

Segundo os organizadores, o seminário relança a rede com um novo projeto, “centrado na investigação da nova realidade produzida pela política de inovação para a universidade, com foco específico nos desenvolvimentos recentes experimentados por acadêmicos ligados às áreas de engenharia, ciências, tecnologia e matemática”.

“A profissão acadêmica e as novas dinâmicas produzidas pela sociedade do conhecimento: enquadramento conceitual”, “Perspectivas teóricas para a análise das mudanças recentes nas áreas da ciências exatas, matemática, tecnologia e engenharia”, “A rede Changing Academic Profession e novas perspectivas de colaboração” e “Pesquisa sobre ensino superior no Brasil” serão alguns dos temas do encontro.

No dia 23 de abril, na Livraria da Vila do Galleria Shopping, em Campinas, haverá o lançamento do livro A educação superior na América Latina e os desafios do século XXI e uma homenagem especial à produção acadêmica do professor Simon Schwartzman, um pioneiro da pesquisa em ensino superior no Brasil e coautor do livro The new knowledge production: the dynamics of science in contemporary society.

Mais informações: www.gr.unicamp.br/penses/seminario_profissao_academica.

Agência FAPESP