Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Laboratório de Gramsci: Filosofia, História e PolíticaO professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp e diretor do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), Alvaro Bianchi, acaba de lançar pela Editora Alameda o livro O Laboratório de Gramsci: Filosofia, História e Política. A obra tem 320 páginas e como objeto de estudo a relação entre filosofia, política e história nos Cadernos do Cárcere, produzidos na prisão pelo filósofo italiano Antonio Gramsci.
Com esses conceitos, é possível compreender a unidade entre teoria e prática e sua relação com outras áreas do saber.

Bianchi escreve para especialistas e militantes da construção de uma sociabilidade para além do Capital. Faz uma síntese de militância e conhecimento da década de 70. Os Cadernos do Cárcere são necessários a uma reconstrução mais rigorosa no percurso da formulação de argumentos e conceitos teóricos gramscianos. Neles está presente a marca de um pensamento vivo, capaz de informar uma renovada prática teórica e política engajada em projetos de emancipação social.

O contexto da luta contra as ditaduras latino-americanas, simultaneamente ao processo de crise e decomposição das organizações tradicionais da esquerda, possibilitou que este continente fosse favorável à recepção das idéias gramscianas. Os seus conceitos-chaves de hegemonia, bloco histórico, intelectual orgânico e sociedade civil) passaram a integrar o vocabulário intelectual e político dos países. 

Suas formulações e idéias são trabalhadas com maior intensidade na AL e seus escritos aparecem no cotidiano da prática política brasileira: no jornalismo, nos discursos e no debate intelectual. Por isso, o livro de Alvaro Bianchi é destinado para todos aqueles que pensam sobre a política como um arsenal de práticas ligadas ao cotidiano. A obra, da Alameda Casa Editorial, é comercializada por R$ 42,00.

Comunicação Social Unicamp