Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe, nos dias 26 e 27 de maio, 130 integrantes de grupos de teatro, alunos e professores para a IX Oficina Intensiva de Teatro. O evento, que existe desde 2004, pretende contribuir para a formação de grupos de teatro na comunidade e para a formação dos alunos do curso de Teatro do Ceart. O encontro ocorre das 9 às 17h e a participação, incluindo oficinas, transporte e refeições, é gratuita.
Estão programadas três oficinas no sábado e os participantes se aprofundarão em uma delas no domingo. Os resultados de cada oficina serão compartilhados no final da tarde de domingo. As oficinas oferecidas este ano são: Teatro Playback, com Clarice Steil Siewert; Teatro de Bonecos, com Alex de Souza; Ato-ação – a construção da cena dramática a partir dos princípios de ação e reação, com Adriana Patrícia dos Santos (Drica); Contato Improvisação, com Ana Maria Alonso Krischke e Samuel Romão; Canto Comunitário, com Evanise Figueiredo de Oliveira e Commedia dell’Arte, com Cleber Pereira Borges.

No domingo pela manhã será apresentado o projeto Breath, um intercâmbio entre artistas e pessoas portadoras de deficiência da Inglaterra e da APAE/ Estação Dançar. Na ocasião, eles irão apresentar cenas do trabalho que estão preparando para a abertura da competição de velas, nos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

Os participantes precisam fazer parte de grupos existentes de teatro na comunidade. Neste ano, os grupos/comunidades participantes do evento serão: Cahcoalão (Tapera); Sonho de Criança (Ratones); Arreda Boi (Barra da Lagoa); Grupo de adultos (Canto da Lagoa); Barca dos Livros (Lagoa da Conceição); Grupo de teatro (Morro do Quilombo); Grupo de jovens do Teatro Adolpho Mello (São José); Grupo da biblioteca Bilica (Campeche); ONG Instituto Ilhas do Brasil (Pântano do Sul), além de participantes do estágio de teatro/ do Instituto Guga Kuerten.

O encontro é organizado pelos integrantes do Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade (FOFA), sob a coordenação da professora do Departamento de Artes Cênicas, Márcia Pompeo.