Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Museu Histórico Nacional RJ - No âmbito das comemorações do bicentenário da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil,  está em cartaz no Museu Histórico Nacional até o dia 18 de janeiro de 2009,  a exposição "Casas de Brasileiro", abordando de uma forma simbólica a influência na arquitetura de Portugal dos emigrantes que retornaram à terra natal, vindos do Brasil,  na transição dos séculos XIX e XX.
Após fazerem fortuna no Brasil, esses imigrantes retornavam frequentemente  às terras de origem, onde se tornavam as figuras mais importantes da aldeia  ou da vila. Prósperos, fundavam hospitais, asilos, escolas e recuperavam igrejas.  Aspiravam ascenção social e reconhecimento e criaram um estilo arquitetônico próprio que diferenciava as suntuosas residências construídas nesse período, que passaram a ser conhecidas como "casas de brasileiro". Belíssimas ornamentações em ferro,  telhas e azulejos (muitas vezes usado na combinação amarelo, verde e azul, as cores do Brasil) marcaram muitas dessas construções. Esses "torna-viagem" foram portadores de novos gostos, marcando significativamente a arquitetura portuguesa.
 
Palacete de D. Chica, Palmeira, Braga, Portugal
A exposição é composta de  50 fotografias do renomado fotógrafo português Júlio de Matos, que quando menino foi impactado pelo "Palacete de D. Chica", perto de sua terra natal, Braga. Se por um lado o palacete tinha o estigma de "novo-riquismo", por outro, povoou seu imaginário de criança com cavaleiros e personagens míticas. Essa foi a primeira casa de brasileiro fotografada por Júlio Matos, que percorreu diversas cidades portuguesas para documentar essa preciosa herança e registrar curiosas histórias que ainda sobrevivem em suas paredes: "a casa de brasileiro é antes de tudo uma lição de afetos". 
 
Disponível, ainda, na Loja do Museu a publicação "Casas de Brasileiro" ((R$50,00), com as fotos de Júlio de Matos e texto do historiador Jorge Pereira de Sampaio, também português.
 
A exposição e a publicação têm o apoio do Ministério  da Cultura de Portugal e da Comissão Portuguesa para as Comemorações dos 200 Anos.
 
 
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora s/n Centro
Próximo à Praça XV
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 21-25509220

 Aberto ao público de  3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.
 
Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.