Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Paulo-CheidaA mostra Lampejos de Paulo Cheida Sans reúne cerca de 20 criações, entre esculturas e pinturas no Lugar Pantemporâneo em São Paulo. A abertura será em 31 de agosto, das 19h às 22h, e a mostra poderá ser visitada até 08 de outubro. O artista apresenta obras da série “gravatas”, sendo a maioria, inédita. A temática sobre contexto social o tem acompanhado desde muitos anos. Em seus trabalhos quase sempre aparece a gravata, transformada em espécie de arma que simboliza um caminho a seguir.
Em alguns a figura da gravata está sugerida mesmo que camuflada. Segundo o próprio autor, "as cores, as texturas das pinturas e o conteúdo expressivo de um rosto ou de várias figuras anônimas em meio a situações inusitadas das cenas propostas colocam a presente mostra como um momento oportuno para apreciá-la como lampejos de uma vida em convívio social, mesmo que as imagens revelem ‘algo’ de um mundo fictício”.

Paulo Cheida é artista de longa data, tendo participado em mais de 400 mostras no Brasil e exterior. Recebeu 41 prêmios em Salões de Artes, sendo três no exterior, em Portugal, Estados Unidos e França. Suas obras estão inseridas em importantes acervos em vários países, tais como: Embaixada do Brasil em Ottawa, Canadá; Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, em Porto, Portugal; Museu Nacional de Belas Artes, em Santiago, Chile; Casa das Américas, em Havana, Cuba; Casa de Humor e Sátira, em Gabrovo, Bulgária; e Museu Pohjanmaan, em Vasa, Finlândia. No Brasil, está representado, entre outros, nos acervos do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; Museu de Arte de Brasília e acervo da Caixa Econômica Federal.

Paulo Cheida é doutor em Artes pela Unicamp e professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas.  Fundou e é o diretor curador do Museu Olho Latino, em Atibaia, SP, especializado em Gravura. É autor de vários livros.

No dia 03 de setembro de 2011, haverá visita guiada pelo artista no local da exposição a partir das 15 horas, com entrada franca. O Lugar Pantemporâneo é na Av. Nove de Julho, 3.653, Jardim Paulista, em São Paulo, SP.

Informativo:

Exposição: "Paulo Cheida Sans - Lampejos" – Pinturas e Esculturas.
Abertura: 31 de agosto, das 19h às 22h.
Período da mostra: de 01de setembro a 08 de outubro de 2011.
Visitação: de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h, exceto feriados. Entrada franca.
Local: Lugar Pantemporâneo.
Endereço: Av. Nove de Julho, 3.653 - Jardim Paulista - CEP 01407-000 - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3018-2230
Informações: www.pantemporaneo.com.br