Imprimir
Mostras e Exposições
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma verdadeira aula sobre a arte da gravura estará acontecendo de 09 de abril a 02 de maio na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” em Piracicaba. Trata-se da exposição “Apreços” que traz obras de 42 artistas representantes de 13 países pertencentes a uma parte da coleção Olho Latino, considerado um dos principais acervos de gravura da América Latina. Com curadoria de Paulo Cheida Sans, professor de gravura da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, a mostra reúne cerca de 100 obras do acervo do Museu Olho Latino.
F. TorresO acervo tem obras de importantes artistas, que são considerados referências nesse tipo de arte. “Muitos são professores universitários na área da gravura e premiados em importantes Bienais”, explica o curador.

“Apreços” é uma exposição que mostra parte das preciosidades de um acervo constituído por mais de mil obras de vários países. O acervo Olho Latino tem sido mostrado parcialmente em mostras importantes em várias cidades como Brasília, São Paulo, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e até no exterior, como aconteceu em Quebec, no Canadá.

O Museu de Arte Olho Latino nasceu em Campinas, SP, em 2001, fundado pelo casal de artistas plásticos Paulo Cheida Sans e Celina Carvalho. Desde 2006 tem sede de exposições em Atibaia, numa parceria com a Prefeitura dessa cidade.
A mostra “Apreços” apresenta parte do acervo do Museu Olho Latino com muitos destaques. Todos os expositores possuem currículos expressivos com diversas premiações. Entre os participantes estão: Ernesto Mallard (México) – Recebeu prêmios nacionais, internacionais e reconhecimentos outorgados pela ONU e UNESCO; Alda Maria Armagni (Argentina) - Recebeu inúmeros prêmios, como o “Premio Aquisição” no Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, em 1961. É acadêmica da Academia Nacional de Belas Artes da Argentina; Fernando Torres (Equador) – Recebeu o “Prêmio Aquisição” de Gravura na Trienal Inter Grafik - Alemanha, em 1976; Luisa Reiner (Argentina) – morreu em 2000. Possuía inúmeros prêmios, como o 1º Prêmio no XXXI Salão Nacional de Gravura da Argentina. Foi membro titular da Academia de Ciências, Artes e Letras de Paris, França; El Gebali (Egito) – premiado na Bienal da Alexandria em 1977.

A gravura brasileira está representada pelos seguintes artistas: Kenichi Kaneko é formado em Belas Artes em Tóquio, em 1958, e veio para o Brasil em 1960. Participou da IX Bienal Internacional de São Paulo, em 1967, e conquistou prêmios como “Melhor Pintura” na Exposição Comemorativa dos 70 anos da Imigração Japonesa do Brasil (1978). Entre várias participações no Brasil e no exterior, em seu currículo constam: exposições individuais em Yokohama, no Japão (1976 e 1993); e também participações coletivas no México (1991); em Valencia, Espanha (1992); entre outras; Evandro Carlos Jardim – participou da Bienal de Quito, Equador (1968); X Bienal Internacional de São Paulo (1969); I, II, III Bienal Latino-Americana de Gravura de San Juan, Puerto Rico (1970/72/74); 37 Bienal de Beneza, Itália (1976); I Trienal Latinoamericana de Gravura, Buenos Aires, Argentina (1979); Bienal Internacional de Artes Gráficas de Cracóvia, Polônia (1980); Norberto Stori – expôs na Gallery 200 – Northern Ilinois University, Ilinois/EUA, no Centro de Arte Dopolavoro, Roma, Itália e Intergrafk 90, Berlim, Alemanha; Sérgio Lima – expôs no Instituto Cultural Americano-Brasilieiro, em Washington, USA, em 1992 e na 2ª Trienal de Artes Gráficas de Bitola, Macedônia, em 1997.

O grupo de arte, que foi formado em 1996, do Museu Olho Latino também participa da mostra e é composto por artistas, na maioria, professores de Artes do interior do Estado de São Paulo.

Para a mostra “Apreços” o grupo fez um trabalho coletivo contendo 60 placas de madeira xilografadas. Cada integrante realizou 5 peças que, montadas em conjunto, compõe uma instalação de grande porte. Essa instalação causa um impacto visual, atraindo pela sincronia do conjunto.

Participam da mostra os seguintes artistas:
Adrian Chiacchetti, Alda Armagni, Alicia Scavino, Luisa Reisner, Robert Koch, Viviana Sierra (Argentina); Andrzej Popiel, Jan Baczynski (Polônia); Anthony John Davies (Inglaterra); Ernesto Mallard (México); Evandro Carlos Jardim, Kenichi Kaneko, Norberto Stori, Sérgio Lima (Brasil); Fernando Torres (Equador); Hideaki Shimada (Japão); Hilde Van Den Heuvel (Bélgica); Hussein El Gebali (Egito); Jorge Ara (Peru); Matilde Pérez (Chile); Oscar Carballo Perez, Ramon Carulla (Cuba); Raul Cattelani, Raul França (Uruguai).

Grupo Olho Latino: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Edson Beleza, Elika Ito, Euclides Sandoval, Flávia Bresil Pallhares, Kraus Von Secca, Lisa França, Márcio Zago, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Rosmary Silva, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Yoon Gee Jeen, Young Koh.

“Apreços” é uma mostra que merece destaque, não só por sua representatividade internacional, com artistas expressivos no cenário cultural, mas também pela variedade de técnicas de gravura. A abertura da mostra será dia 9 de abril, às 20h. A mostra estará aberta à visitação até 02 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h00 as 17h00. Sábados, domingos e feriados das 14h00 as 18h00. A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra fica na Rua Moraes Barros, 233, Centro, Piracicaba, SP. Essa é uma oportunidade única para o público.

Informativo:
Mostra: “Apreços – Gravuras do Acervo Olho Latino”
100 obras de 42 artistas representantes de 13 países
Curadoria: Paulo Cheida Sans
Abertura: 9 de abril, às 20h
Data: de 10 de abril a 2 de maio de 2010
Visitação: de segunda a sexta-feira, da 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. Entrada franca.
Local: Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”
Endereço: Rua Moraes Barros, 233 – Centro, Piracicaba, SP
Telefone: (19) 3433-4930

Assessoria de Imprensa
P/ Museu Olho Latino