Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Rede de combustão promove inovação em energia
Estima-se que 80% da energia utilizada no Brasil seja proveniente da queima de derivados de petróleo, gás natural, carvão mineral, lenha, carvão vegetal e de resíduos agroindustriais. O processo de combustão é altamente estratégico para a economia de nosso país, por isso foi criada a Rede Nacional de Combustão (RNC), agente integrador entre as instituições de pesquisa, os desenvolvedores e usuários dos processos de combustão.

Apoiada pelo CNPq, a Rede Nacional de Combustão congrega pesquisadores, técnicos e alunos de vinte instituições, que atuam de forma cooperativa em torno de pesquisas básicas e aplicadas na área de combustão, e também da inserção de tecnologias associadas em empresas. “A combustão tem um enorme impacto principalmente nos setores industrial, de transporte e de geração de energia elétrica. É de fundamental importância que a ciência e a tecnologia da combustão sejam desenvolvidas pelos setores acadêmico e industrial”, afirma Luís Fernando Figueira, coordenador da Rede Nacional de Combustão (RNC).

Hoje, participam da rede universidades, institutos de pesquisa, empresas geradoras de energia e empresas consumidoras, todos buscando gerar conhecimento novo e relevante em combustão por meio do desenvolvimento de trabalhos em rede. “Queremos também ser referência no país para os setores produtivo e social e, desta forma, contribuir decisivamente para a superação de problemas científicos, tecnológicos, industriais e estratégicos no campo da combustão e nos setores agregados”, afirma o pesquisador.

O desenvolvimento sustentável de uma nação caminha lado a lado com a disponibilização e a utilização de sua energia. Criar um ambiente em que seja exposto os principais fundamentos e as inovações na área de combustão, bem como colocar em contato profissionais da indústria, estudantes de pós-graduação e pesquisadores nacionais e estrangeiros, de forma a permitir uma troca ampla e aprofundada de conhecimento nessa área do saber, são objetivos da Rede Nacional de Combustão.

Áreas temáticas

Incêndios, detonações e explosões; produção de energia; motores e propulsão; pirólise; gaseificação; e dispersão de poluentes são os temas de pesquisas da RNC.

De acordo com o pesquisador Luís Fernando, o Brasil conta com um grande número de pessoas trabalhando na área, mas ainda sim a participação social e econômica fora do país é pequena. “Em nível internacional, ainda somos um grupo praticamente invisível. Queremos intensificar nossa presença neste cenário e fazer com que o número de pessoas corresponda efetivamente à importância que nosso país tem em termos de PIB internacional. Por isso, para florescimento da rede, é importante contarmos cada vez mais com o incentivo mais formal e continuo de empresas, e de órgãos públicos, em projetos em rede que são vitais para o avanço tecnológico do país”, complementa o coordenador.

Assessoria de Comunicação Social do CNPq