O Laboratório de Melhoramento de Plantas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP) oferece oportunidade de Pós-Doutorado em Genética Molecular de Plantas com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 19 de junho. A bolsa está associada ao Projeto Temático intitulado "Investigação das estratégias de adaptação ao estilo de vida patogênico de fungos do gênero Moniliophthora em diferentes níveis de organização biológica: espécies, biótipos e linhagens geográficas" que tem Antonio Vargas de Oliveira Figueira como pesquisador responsável.
O projeto está relacionado à análise molecular da resistência do tipo não hospedeiro (non-host resistance - NHR), do envolvimento de pequenos RNAs na interação patógeno x hospedeiro e de fito-hormônios na resposta de defesa empregando a interação tomateiro 'Micro-Tom' (MT) com o basidiomiceto Moniliophthora perniciosa (biótipo-S) como modelo para o patossistema da enfermidade vassoura-de-bruxa do cacaueiro.

Os candidatos devem ser doutorado recente em áreas relacionadas ao tema do projeto, possuir experiência prévia demonstrada com diversas técnicas de biologia molecular e análise da expressão gênica e sólidos conhecimentos de bioinformática e estatística. Experiência prévia em patologia de plantas e/ou com fungos será considerada uma vantagem, mas não é um pré-requisito.

Os interessados devem enviar currículo vitae, Currículo Lattes atualizado, carta de apresentação contendo justificativa de enquadramento nos requisitos da vaga e breve relato de sua experiência e duas cartas de referência, em formato PDF, para Antonio Figueira no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A oportunidade está publicada em detalhes no endereço http://www.fapesp.br/oportunidades/1549/.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn