Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Projeto Temático "Neurociência translacional da doença de Alzheimer: estudos pré-clínicos e clínicos do peptídeo b-amiloide e outros biomarcadores" oferece oportunidade de pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da USP, com Bolsa da FAPESP. Busca-se profissional que tenha experiência no uso de programas computacionais para análise de dados de neuroimagem. Interessados podem submeter candidaturas até 6 de dezembro de 2016. O selecionado trabalhará na análise de dados de conectividade funcional do cérebro humano, com processamento de dados de ressonância magnética funcional de repouso (RMf-r).
“Imagens de RMf-r de idosos cognitivamente normais e de pacientes com doença de Alzheimer e comprometimento cognitivo leve (CCL) serão pré-processadas usando o software Analysis of Functional NeuroImages (AFNI), e o processamento propriamente dito será feito utilizando programas baseados em Matlab”, explica o professor Geraldo Busatto Filho, coordenador do projeto.

O trabalho envolverá também o uso de software para avaliar a acurácia diagnóstica entre DA, CCL e idosos com cognição normal para gerar classificadores multivariados baseados em técnicas de aprendizado de máquina (support vector machine).

“Com essa descrição esperamos identificar quais são as características das conexões cerebrais críticas para a progressão clínica de cognição normal para CCL e finalmente para doença de Alzheimer”, disse.

O candidato deverá ter conhecimentos sobre coleta e análise de dados de RMf-r e outras modalidades de neuroimagem. “A capacidade em realizar, de forma autônoma, análise e organização de dados, interação com os outros pesquisadores envolvidos no projeto e elaboração de manuscritos determinará um incremento quantitativo e qualitativo na produtividade científica do Projeto Temático”, disse Busatto.

O bolsista também terá a oportunidade de interagir com pesquisadores que se encontram na vanguarda das tecnologias de imageamento amiloide e poderá trabalhar com dados adquiridos nos mesmos indivíduos idosos usando tanto essa modalidade quanto a modalidade de RMf-r. Além disso, colocará em prática habilidades de análise de dados em um projeto desafiador e com a tarefa adicional de estabelecer pipelines otimizados para processamento de dados de RMf-r.

Candidatos devem enviar mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com curriculum vitae e carta de recomendação.

Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1358.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Treinamento Técnico

O Projeto Temático também oferece uma Bolsa de Treinamento Técnico (TT-3) da FAPESP. Busca-se profissional que tenha interesse em treinamento na coleta e processamento de dados de neuroimagem usando métodos computacionais automatizados para aplicação em estudos de pesquisa sobre a anatomia e o funcionamento do cérebro humano em envelhecimento.

Mais informações: fapesp.br/oportunidades/1361.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP