PlanetaUniversitário

Agência de Inovação lança Desafio Unicamp 2012

A Agência de Inovação Inova Unicamp lança a segunda edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios a serem elaborados a partir de tecnologias desenvolvidas na Universidade – patentes e softwares. O desafio objetiva estimular o empreendedorismo entre os alunos por meio da criação de novos negócios de base tecnológica. Neste ano, o Desafio Unicamp é aberto à comunidade acadêmica e envolve alunos da graduação e pós-graduação de todo o país.
As inscrições gratuitas vão de 5 a 30 de março e devem feitas pelo site do Desafio Unicamp. Para participarem, os alunos devem montar equipes de três a cinco pessoas. Em seguida, cada grupo escolhe uma tecnologia – desenvolvida na Unicamp e protegida por meio de patente ou programa de computador – e inicia as etapas para a construção do modelo de negócio. Algumas tecnologias pré-selecionadas por especialistas da Inova Unicamp ficarão disponíveis no site do evento, como sugestão.

O Desafio Unicamp tem duração aproximada de três meses. Ao longo desse tempo, a Inova Unicamp promove uma série de eventos relacionados ao empreendedorismo com o intuito de auxiliar os alunos a aperfeiçoarem suas ideias para elaborar seus modelos de negócios de maneira criativa e condizente com a realidade empresarial. A palestra de lançamento do Desafio Unicamp acontece no dia 6 de março e as inscrições já estão abertas pelo site. A competição também contará com o Curso de Empreendedorismo, ministrado por Shailendra Vyakarnam, diretor do Centro de Ensino de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge (Reino Unido), no dia 4 de abril.

Ao participar do Desafio Unicamp 2012, os alunos também terão a chance de ir ao workshop de geração de modelo de negócios e metodologia lean startup, que acontece no dia 14 de abril. “As equipes contarão com o suporte de mentores e com outras atividades, como palestras oferecidas para networking. O objetivo dos eventos presenciais é servirem como subsídios para a montagem do modelo de negócios”, afirma Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual da Agência.

De acordo com o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, a competição é uma iniciativa inédita no país e estimula ainda mais o fortalecimento ao empreendedorismo no âmbito acadêmico. “A primeira edição do Desafio Unicamp foi surpreendente, pois tivemos participação e engajamento de alunos de diversas universidades e áreas. A disponibilidade dos mentores em ceder tempo e experiência aos alunos e a possibilidade de networking são fortes atrativos oferecidos pela competição, que deve ter ainda mais adeptos neste ano”, afirma.

O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma iniciativa da Inova Unicamp, que conta com financiamento do CNPq e apoio de diversas instituições, como as patrocinadoras Embraer e Natura e os apoiadores: Campinas Startups, Anprotec, Endeavor, Fundação Fórum Campinas, Ciesp Campinas, ABVCAP, Anpei, Consulado do Reino Unido, CTI, INPI e Núcleo de Empresas Juniores.

Você está aqui: Home Bolsas e Concursos Agência de Inovação lança Desafio Unicamp 2012